quarta-feira, 20 de setembro de 2006

CONVERSA DE BAR

Não aconteceu, mas bem poderia ter acontecido. Dez dias antes da eleição dois velhos amigos, bons de papo, se encontraram para tomar uns goles no Bar Lagoa. Eram amigos desde o tempo de juventude e de uma geração que adora falar de política. Naquele bar mesmo, já tinham comemorado a campanha das Diretas Já e lamentado a derrota no Congresso. Tinham ficado putos com o Collor e vibrado com a sua queda; que maravilha aquelas garotas com as caras pintadas de verde-amarelo! Bateu até um sentimento de orgulho de ser brasileiro. Havíamos dado uma lição de civilidade ao mundo e jamais aceitaríamos ser governados por donos de poder corruptos e arrogantes. Fazia algum tempo que eles não se viam. E, como já não eram mais crianças, os comprimentos foram mais ou menos assim: Ô cara, como tu estás bem! Parece cada vez mais garotão. Nem tanto! Ôce também está ótimo, parece mais magro do que da última vez que nós nos vimos. E o Obina heim? Eu não falava que o cara era craque. Pena que ele ta aparecendo só depois da Copa, senão, a gente não perdia não, pelo menos não daquele jeito. Mas eu acho mesmo que faltou o Renato Gaúcho de técnico, o cara sabe: o Vascão vai chegar lá. Lá onde? Deixa pra lá. Como é que estão os filhos? Nem te conto, minha menina acho que não volta mais, já está há três anos na Europa, trabalhando numa loja de roupas, satisfeita da vida. O Tuca voltou dos Estados Unidos onde se doutorou em Física e ainda não conseguiu emprego. Parece que recebeu um convite de uma universidade na China e não sabe ainda se vai para lá e a Marcinha fez um concurso público e trabalha na Secretaria de Assuntos Estratégicos. Veja só. Mas não tem nada a ver com SNI não. E o teu filho? O Zeca? Ele é professor, trabalha pra caramba, mas continua morando lá em casa e já está no terceiro casamento. A vantagem são as duas netinhas e um netinho maravilhosos que vivem conosco boa parte do tempo. Sabe como é, têm os outros avós também. Mas tá tudo em paz. Qual é a do Papa heim? O outro parecia mais discreto, né? Será que tem a ver com as indenizações que a igreja católica dos Estados Unidos têm tido que pagar por causa dos processos de pedofilia? Não entendi a ligação? Deixa pra lá, é que eu ouvi dizer que quem sustenta o Vaticano é a igreja católica dos EEUU, então seria para agradar o Bush, entendeu agora? Acho que não, penso que a identificação política deste Papa com o Bush segue a mesma linha do antecessor. Mas que o cara é um idiota é. Tá morrendo gente de “erudição”. E a eleição aqui no Brasil? Pelo amor de Deus! Outro dia estava me lembrando de uma peça de teatro, cujo nome era o seguinte: “Quem diria Greta Garbo acabou no Irajá”. Aí me veio a cabeça nomes para outras peças, parafraseando : “Quem diria o Tenentismo acabou na OBAN” e outra “Quem diria os metalúrgicos do ABC e o Congresso da UNE de Ibiúna acabaram em dólares na cueca”. “Quem diria que o sapo barbudo comeria o príncipe dos sociólogos”. Enfim, cara, a coisa se resume ao seguinte: a esperança venceu o medo e a desilusão tá matando os sonhos. Gostaria mesmo que a eleição não fosse eletrônica para que eu pudesse votar em OBINA PARA PRESIDENTE.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial